sábado, 27 de novembro de 2010

Tributo a Lua!


Hoje resolvi fazer uma homenagem a uma grande companheira. Uma homenagem em dose dupla com duas grandes músicas que simplesmente adoro e sempre que as ouço me levam a lugares e épocas... bem, indescritíveis. É minha homenagem a Lua! Sim, a Lua. Um pedacinho desse universo que já inspirou tantas pessoas e compositores, tantos amigos, tantos amantes. Nenhuma das canções sequer merecem introdução, são muito conhecidas e tenho certeza que já marcaram muitos de nós. Quem nunca se deliciou ou procurou matar a saudade de alguém ao som de Johnny Rivers, Do You Wanna Dance... ou de Elvis Presley, Blue Moon?

São ambas canções com letras, de princípio, bastante simples. Mas carregadas de sentimentos e de saudades... e, por que não, de amor!





"
Do you wanna dance and hold my hand?
Tell me that I'm your man
Baby, do you wanna dance?

Do you wanna dance under the moonlight?
Squeeze and kiss me all through the night?
Baby, do you wanna dance?
"

Salve aquele que inventou a música! E também o que inventou a "dança"!! :D Que delícia de sentimento este de estar junto de alguém, segurá-la pelas mãos e fazer tão simples pergunta: "Do you wanna dance?" Um gesto tão simples, mas com um poder enorme de demostrar explicitamente o quanto o outro te agrada, o quanto lhe dá prazer sua companhia, o quanto lhe dá prazer senti-lo(a) junto a ti. E naqueles breves minutos de canção repletos de harmonia e carinho nosso único desejo escondido é de que o tempo parasse, congelasse ou no mínimo andasse mais lentamente. Quem nunca teve a sensação de "não ver o tempo passar"... como se o relógio tivesse parado completamente? Tudo isso porque quando estamos com alguém tão querido, só nos resta voltar toda a atenção a esta pessoa, e simplesmente esquecer o resto do mundo. E é exatamente isso que de fato acontece. Não sei explicar ao certo o efeito que a Lua tem num momento desse... mas posso afirmar que ela é capaz de tornar tudo muito, mas muito mais romântico... e fazer com que nossos mais íntimos sentimentos alcancem sua verdadeira plenitude. E você, já dançou sob o luar!? ... então o que está esperando??

"
Do you wanna dance under the moonlight,
Love me, girl, all through the night?
Baby, do you wanna dance?
"


Nesta segunda parte do blog, peço licensa a meu cantor preferido (Elvis) para apresentar uma versão cover de sua canção cantada por Sayaka Alessandra. Não tenho absolutamente nada a comentar, apenas enfativar a beleza de interpretação feita por ela. Cheia de alegria, de emoção... uma bela voz... uma apresentação bastante cativante. Mais uma vez, o papel e efeito que a Lua tem sobre nós, pobre mortais.


A buscamos tanto para nos consolar quanto para nos encontrar... nos encontrar como indivíduo, que merece e tem o direito de pensar e de usar racionalmente  todo esse poder para buscar soluções, resolver problemas, encontrar alternativas... ou simplesmente para matar a saudade de alguém, quando assim o desejar. Seja para um objetivo simples, fútil, esclaredor ou transformador, fico satisfeito em saber que ela estará sempre lá... nas suas diversas formas... pronta para nos ajudar, sempre que precisarmos, sempre que a quisermos...!
Termino este post com a transcrição dessa letra, Blue Moon. Não porque me falta assunto, mas porque vejo nela uma energia grandiosa e inspiradora a qual gostaria de oferecer a todos vocês, e a mim também. Como uma celebração por aquilo que tenho por direito, por ter conquistado aquilo que tanto buscamos... a felicidade e o prazer de, simplesmente, estar vivo!

"
Blue moon,
You saw me standing alone
Without a dream in my heart
Without a love of my own

(I) Blue moon,
     You knew just what I was there for
     You heard me saying a prayer for
     Someone I really could care for

(II)  And then suddenly appear before me
     The only one my arms will ever hold
     I heard somebody whisper "Please adore me"
     And when I looked, the moon had turned to gold


REPEAT (I)
REPEAT (II)

Blue moon,
Now I'm no longer alone
Without a dream in my heart
Without a love of my own

Oh Blue moon, blue moon,
Now I'm no longer alone
Without a dream in my heart
Without a love of my own
"

;-)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Carole King - So Far Away


"
So far away
Doesn't anybody stay in one place anymore
It would be so fine to see your face at my door
"

As vezes fico refletindo como podemos encontrar tanta emoção e sentimentos em tão poucas palavras! Difícil quando nos deparamos em certos momentos com um sentimento tão triste e ao mesmo tempo gostoso e bom como a saudade. Saudade de um lugar, de uma época, de alguém querido... são sempre boas lembranças, fragmentos de imagens, de acontecimentos e de emoções. Momentos estes que não se repetem, nunca com a mesma intensidade, com os mesmos sentimentos ou com a mesma "ligação" entre as pessoas da ocasião. Nos resta apenas recordar... e sentir que seja um mínimo de prazer por ter tido a oportunidade de tê-los vividos... (jamais os desperdice!)


"
Holding you again could only do me good
Oh, how I wish I could 
But you're so far away
"

Acho que nesses momentos o melhor remédio é um bom abraço, de uma boa companhia. Sem a necessidade ou obrigação de trocar palavras, apenas um bom,  gostoso e demorado abraço. Mas vejamos pelo lado bom: sempre que há saudade há também a certeza de ter vivido bons momentos na vida. Daqueles que vale a pena serem vividos e lembrados por muito e muito tempo. No final, relembrar é viver, é ter mais gosto pela vida, é encontrar inspiração para buscar novas experiências como estas, é compartilhar estes momentos e ao mesmo tempo escrever novos capítulos que, lá na frente, nos trarão novas saudades e assim por diante...

"
If I could only work this life out my way 
I'd rather spend it being close to you
...
Traveling around sure gets me down and lonely
Nothing else to do but close my mind
I sure hope the road don't come to own me
There's so many dreams I've yet to find
"

E mais uma vez, fica muito claro nessa música da Carolezita (:-P) a importância de poder contar com alguém durante o percurso de nossa vida. Não que seja impossível caminhar sozinho, mas com certeza é um viagem menos saborosa, menos excitante, menos alegre... "Traveling around sure gets me down and lonely... There's so many dreams I've yet to find". Que as esperanças de alcançar e realizar nossos maiores sonhos e conquistas na vida sejam e continuem sendo sempre nossos grandes motivadores para jamais desistir. Para jamais nos deixar permitir que a vida passe despercebida. Para jamais nos deixar acreditar que não fomos capazes de aproveitar ao máximo cada segundo vivido, mas nos dar a certeza de ter feito desses instantes algo para, simplesmente, nos dar saudades!


;-)

domingo, 7 de novembro de 2010

BJ Thomas - Rock and Roll Lullaby

Gosto muito dessa música! Ela conta uma estória de amor entre o filho e sua mãe. Sua mãe tinha apenas dezesseis ano quando ele nasceu e ambos, muito jovens, cresceram e venceram juntos todas as dificuldades... e uma música em particular cantada carinhosamente por sua mãe para acalmá-lo e confortá-lo nesses momentos marcou sua vida. Hoje, a melhor lembrança de sua mãe é traduzida numa canção e na melodia inesquecível do Rock and Roll Lullaby...

"
She'd calm my fear and dry my tears
With a rock and roll lullaby

And she'd sing
Sha-na-na-na-na, na-na-na-na
It'll be all right
Sha-na-na-na-na, na-na-na-na
Just hold on tight
"


E esta é justamente a essência desse blog. Músicas tratam de alegria, de romance, de paixão, de amizades... e também de lembranças e boas recordações. A associação entre uma música e um momento de nossas vidas é algo inevitável. Todos temos uma recordação quando ouvimos certas canções, e estas canções sempre nos trazem satisfação... e saudades de um lugar, de uma época, de uma pessoa querida...


"
Now I can't recall the words at all
It don't make sense to try
'Cause I just knew lotsa love came through
In that rock and roll lullaby
"

Ouvir uma boa música é como olhar aquelas fotos antigas, e quanto mais antigas mais gostoso ainda. A cada página virada do álbum (ops, slide passado! :-P) são novas emoções e sentimentos que surgem e sempre carregados de saudades dos bons momentos vividos. Seja uma canção marcada entre dois amantes, dois amigos ou num momento de celebração de uma conquista ou passagem para uma nova fase da vida... qualquer que seja o motivo, a música estará sempre nos acompanhando... nos ajudando a construir nossas vidas... nos inspirando... e nos ajudando a não esquecer daqueles que, por mais breve que tenha sido sua participação, nos marcaram profundamente ao longo do caminho. Como já dizia a velha marchinha de carnaval (de Aldacir Louro A. Marins e Macedo)... "Recordar é viver... eu ontem sonhei com você...."

;-)