domingo, 2 de outubro de 2011

Paralamas do Sucesso - Saber Amar


Havia esquecido o quanto a música deles é gostosa! Depois de ouvir recentemente o cover ao vivo (só voz e violão!) de uma das músicas do Paralamas, "La Bella Luna", revisitei meu acervo e encontrei essa... "Saber Amar". Pronto, foi o suficiente para me fazer voltar aqui... e cá estou!


Podia passar a noite toda escutando essa música que tem um "balanço" tão tranquilo e gostosinho... Ah com essa chuvinha de fundo, numa varanda gostosa, e juntinho de alguém que saiba amar... uhnmmm

"
A crueldade de que se é capaz
Deixar pra trás os corações partidos
Contra as armas do ciúme tão mortais
A submissão às vezes é um abrigo

Saber amar
É saber deixar alguém te amar
"

Essa é uma daquelas poucas músicas que conheço que conseguem traduzir muito em tão poucas palavras. Ela descorre de uma maneira tão simples e completa sobre um sentimento que pode chegar a ser devastador, porém ao mesmo tempo necessário numa relação. O ciúme.
De fato corações são as vezes partidos, ora por motivos conscientes ora inconsientes. Nem sempre por razões compreensíveis. As vezes motivado por escolhas mal feitas, não necessariamente erradas. Difícil explicar... dífícil compreender... simplesmente complicado! Vai ver o segredo do equilíbrio está justamente aí... "Saber amar... É saber deixar alguém te amar"

"
Há quem não veja a onda onde ela está
E nada contra o rio
Todas as formas de se controlar alguém
Só trazem um amor vazio

Saber amar
É saber deixar alguém te amar
"

Pura utopia imaginarmos que temos controle sobre alguém e que possamos manipulá-lo com artimanhas ou coisas do gênero. O controle, quando tentado pela força, só resulta em repulsa. Mais fácil saber amar... e deixar alguém te amar... as coisas, assim, fluem naturalmente. E no final, tudo o que ambos vão desejar é ficar próximos um do outro, o máximo que puderem.

"
O amor te escapa entre os dedos
E o tempo escorre pelas mãos
O sol já vai se pôr no mar

Saber deixar alguém te amar
"

Não se trata de aceitar as diferenças, e sim de respeitá-las e saber conviver com elas. Mas isso é só o começo de tudo... o final, bem, ninguém jamais saberá. Cada um de nós deverá percorrer o caminho e descobrir por si mesmo. O grande desafio é encontrar esse alguém... um parceiro(a) que lhe faça desejar tudo e mais um pouco. Que lhe faça enxergar a vida com outros olhos, que lhe faça experimentar coisas que jamais sonhou em fazê-lo. Que lhe faça sentir-se livre, protegido, confortável com si mesmo e capaz de levá-lo ao céu e ao inferno. Que o desperte e o mantenha vivo... sem medos, sem pudores, sem julgamentos.

Alguém capaz de fazer com que você deseje e busque ser, a cada dia, uma pessoa melhor...

;-)

Nenhum comentário: