domingo, 29 de maio de 2011

Five For Fighting - Superman (It's Not Easy)


"
I can’t stand to fly
I’m not that naive
I’m just out to find
The better part of me

I’m more than a bird... i’m more than a plane
More than some pretty face beside a train
It’s not easy to be me
"

Uma das coisas que me chama a atenção nessa música é a maneira com que ela nos provoca a refletir sobre nós mesmos. Sobre como lidamos com nossa vida. Se a vivemos como queremos, ou como esperamos que os "outros" nos percebam. Por mais que desejamos vivê-la de acordo unicamente aos nossos próprios gostos e vontades, boa parte dela acaba sendo realizada apenas para satisfazer uma imagem que queremos projetar de nós mesmos para os amigos, para os parentes, para a sociedade. Mas será que isso é o certo? E o quão dispostos estamos para seguir dessa maneira? "It’s not easy to be me..."
Acredito que seja absolutamente utópito imaginar uma vida onde cada um de nós possamos viver de forma plena e livre de qualquer interferência alheia. Mas não seria exatamente isso que deveríamos todos buscar? Seria esse o caminho mais curto para encontramos nossa tão desejada felicidade?

"
Wish that I could cry
Fall upon my knees
Find a way to lie
About a home I’ll never see

It may sound absurd... but don’t be naive
Even heroes have the right to bleed
I may be disturbed... but won’t you concede
Even heroes have the right to dream
It’s not easy to be me
"

Não importa quem somos ou quem parecemos ser, todos nós temos nossa individualidade. Todos somos, nem que seja ao menos em breves momentos de nossas vidas, absolutamente autênticos. Sem medos, sem vergonha, sem preocupação em sermos julgados, criticados ou classificados em qualquer tipo de "pré conceito" carregados de maneira atemporal (e muitas vezes, irracional!) pela sociedade e grupos no qual, inclusive, também pertencemos. Acredito também que são estes os momentos que mais desejamos encontrar, sozinhos, ou acompanhados (melhor acompanhados! :D). Então por que aceitamos tudo isso? Por que continuamos a ignorar e, pior, a propagar esse tipo de coisa? "It’s all right... you can all sleep sound tonight... I’m not crazy... or anything..." Deveríamos ser, simplesmente, nós mesmos. Viver "nossas" vidas, não a de outros. Viver para nós mesmos, e jamais para outros!

"
I’m only a man in a silly red sheet
Digging for kryptonite on this one way street
Only a man in a funny red sheet
Looking for special things inside of me
Inside of me
Inside me
Yeah, inside me
Inside of me
"

Sim, somos fortes. Mas deveríamos ser a maioria. O mundo em sociedade é sim complexo, mas porque os fracos assim o fazem. E porque os fortes ainda continuam aceitando e ignorando esse jogo de regras impuras. Mas somos também todos humanos, temos limitações. Não por natureza, mas impostas por nós mesmos. Queríamos todos sermos "super homens", mas também temos o direito de chorar... de nos entregar... de sonhar "... Only a man in a funny red sheet... Looking for special things inside of me"


Quero acordar, vou saltar... e vou voar! E você, tem ou não medo de alturas?
"
I’m only a man
In a funny red sheet
I’m only a man
Looking for a dream

I’m only a man
In a funny red sheet
And it’s not easy, hmmm, hmmm, hmmm...

Its not easy to be me
"

;-)

domingo, 15 de maio de 2011

Julio Iglesias - Momentos

Link lyrics: http://tinyurl.com/66za5z7

Sim, Julio Iglesias. Acho que desde os dez anos de idade o ouço. Minha mãe e minha tia sempre foram apaixonadas por ele. E apesar de nunca tê-lo entendido na época, suas músicas, melodias, me agradavam bastante. Depois, quando passei a compreender suas músicas elas melhoraram ainda mais. :)
Lembro que decorei, literalmente, a música "Después de Ti"... a primeira delas (ainda tenho o LP!! :D), e tinha apenas uma breve ideia do que se tratava. Esse idioma me chamava muito a atenção. Achava legal cantar em espanhol. Ainda o acho na verdade :-P. Saudades daquela época... "... Apenas los recuerdos... Momentos que no vuelven nunca más"



"
De noche nos pasábamos las horas
Hablando de mil cosas por hacer
Y a veces en pequeñas discusiones
Llegaba a amanecer

Y siempre amanecía con un beso
Y tú, después me preparabas un café
Y yo me despedía cada día
Soñando con volver
"

"Y yo me despedía cada día... Soñando con volver" Despedir-se de alguém já sonhando sobre o reencontro. Eu já vivi isso, eu vivo isso... espero que vocês também já o tenham feito. São estas as pessoas que precisamos e na qual encontramos motivação. São elas que nos fazem seguir em frente, são elas que nos fazem querer ser, a cada dia, uma pessoa melhor.
E o mínimo que podemos fazer é recordá-las, é lembrar dos bons momentos, é perpetuar os sentimentos que nos fizeram tão próximos, tão felizes. Nesse universo, tudo muda, tudo se transforma. Nossas lembranças são as únicas coisas essencialmente nossas. Fazemos o que bem entendemos com elas. Eternizamos aquelas que realmente desejamos, e só as dividimos quando queremos. Mas nos sentimos absolutamente felizes quando algumas destas é compartilhada com outra pessoa. É gostoso reviver o passado junto com o outro. E para isso, precisamos criar esses momentos agora, hoje, neste instante. Precisamos realmente compreender que, para voltar ao passado, precisamos antes construir nosso presente. E que seja repleto de bons momentos...

"
Ya ves que todo pasa,
Quién diría
Ya ves que poco queda del ayer
Apenas los recuerdos
Momentos que no vuelven otra vez
"

Podemos reviver o passado, mas não alterar o que foi feito. Temos que conviver com as escolhas feitas. Somos responsáveis por elas. Foram pouquíssimas as escolhas que fiz por impulso. As procuro fazer sempre com plena consciência. São, de fato, as que me trouxeram mais alegria e melhores recordações. O motivo é simples, quando o fazemos dessa forma, damos mais um passo em direção a nossa felicidade contínua, e não apenas para suportar meros caprichos. Assim não há arrependimentos, essa é a lógica. Reflita sobre isso.

"
La vida se hace siempre de momentos,
De cosas que no sueles valorar
Y luego cuando pierdes
Cuando al fin te has dado cuenta
El tiempo no te deja regresar

Ya ves que todo pasa,
Quién diría
Ya ves que poco queda por contar
Apenas los recuerdos
Momentos que no vuelven nunca más
"
Quero cosntruir a cada dia, algo que eu possa recordar, algo que possa me trazer saudades, algo que faça simplesmente, sentir-me vivo... sem arrependimentos, e feliz.

;-)

sábado, 7 de maio de 2011

Peter, Paul and Mary - Blowin' In The Wind

Link video: http://tinyurl.com/nohfhd
Link lyrics: http://tinyurl.com/6zcukzz


Essa canção é uma obra de arte escrita por Bob Dylan. O Bobyto (:-P) estava realmente inspirado! rs Que bom para nós, meros ouvintes... e sonhadores.

"
How many roads must a man walk down
Before you call him a man?
How many seas must a white dove sail
Before she sleeps in the sand?
Yes, how many times must the cannon balls fly
Before they're forever banned?
The answer my friend is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind
"



Como jamais poderíamos desistir de algo na vida, principalmente quando se trata de desejos, vontades e esperanças absolutamente enraizadas em nossos corações? Por mais que nos esforcemos para que as coisas sigam da forma como gostaríamos, nem sempre é issso que acontece. Mera ingenuidade. Mera inocência em imaginar que temos nossa vida sob total controle. Circunstâncias que acontecem, sem ao menos esperarmos por elas. Resultados da vida, pura e simplesmente. Resultado da reação de causa e efeito entre tudo o que há nesse universo. Aspirações que temos em comum, que dividimos, mas que ao mesmo tempo também seguem em contramão de outras partes, que possuem outros conceitos, nem sempre lógicos, e quase sempre incompreensíveis por alguma dessas partes, e até mesmo pela própria parte. Os resultados são quase sempre conflitos internos. Diversos 'coincientes' que, por serem bombardeados de experiências e informações tão distintas durante a vida, tomam decisões ora diferentes ora, até mesmo, parecidas ou iguais. Assim é o 'indivíduo'. Este fantástico e complexo ser vivo, o homem. E assim é como cada um de nós procura (deveria!) viver sua vida buscando sempre o que há de melhor para si. A busca eterna pelos caminhos que acreditamos serem capazes de nos fazerem mais felizes...
É uma vida repleta de escolhas, de decisões difíceis, de perdas, mas também de ganhos. "The answer my friend is blowin' in the wind... The answer is blowin' in the wind".

"
Yes, how many years can a mountain exist
Before it's washed to the sea?
Yes, how many years can some people exist
Before they're allowed to be free?
Yes, how many times can a man turn his head
Pretending he just doesn't see?
The answer my friend is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind
"

Mas seria a vida mais gostosa se não fosse assim? "The answer my friend is blowin' in the wind... "
Ou seriam estas "diversidades de pensamento" que a tornam tão estimulante e interessante? "... The answer is blowin' in the wind"

"
Yes, how many times must a man look up
Before he can see the sky?
Yes, how many ears must one man have
Before he can hear people cry?
Yes, how many deaths will it take till he knows
That too many people have died?
The answer my friend is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind
"


O que precisamos, como indivíduo, é compreender claramente que toda e qualquer decisão que tomemos deve favorecer, sempre, a nossa própria felicidade, e de ninguém mais. Esse é o 'poder' da virtude do egoismo, onde ninguém é capaz de tornar o outro feliz sem antes estar feliz consigo mesmo. E nenhuma pessoa infeliz jamais será capaz de tornar uma outra feliz, por mais que se esforce para tal.
Não há outra vida a ser vivida se não a sua própria. Se não esta, de agora! Busquemos, então, com plena consciência, sempre o melhor caminho para nós mesmos... esta é a resposta que tanto procuramos. E que tantos ainda, infelizmente, não entenderam sequer a pergunta a priori.

;-)

domingo, 1 de maio de 2011

Kenny Rogers - For The Good Times

Link música: http://tinyurl.com/6ef34xg

"
Lay your head on my pillow
Hold your warm and tender body next to mine
...
And make believe you love me one more time
For the good times
"
Hoje apresento Kenny Rogers, um dos meus cantores preferidos quando o assunto são músicas românticas. Ele tem um estilo de música e arranjos realmente maravilhosos... canções que me fazem relembrar, reviver e sonhar sobre lugares, pessoas, momentos vividos... e que jamais serão esquecidos. Sim, por que a única coisa nesse mundo que não pode ser esquecida são os momentos que vivemos, momentos de EMOÇÃO, seja de tristeza, de alegria, de paixão...

Se não há emoção envolvida, não haverá chances de recordação. A lembrança está ligada absolutamente aos sentimentos experimentados na ocasião. É isso que nos marca, é isso que, ao final, nos traz saudades.
Hoje, encerro o texto aqui. Fico, daqui para frente, com o tempo dedicado aos momentos maravilhosos que já vivi... quero recordá-los. Quero sonhar. E só.



"
Don't look so sad, I know it's over
But life goes on
And this old world just keeps on turning

Let's just be glad, we had this time
To spend together
There's no need to watch the bridges
That were burning

Lay your head on my pillow
Hold your warm and tender body next to mine
Hear the whisper of the raindrops
Beating soft against the window
And make believe you love me one more time
For the good times

I get along you'll find another
And I'll be here if you should find
You ever need me

Don't say a word
About tomorrow or forever
There'll be time enough
For sadness when you leave me

Lay your head on my pillow
Hold your warm and tender body next to mine
Hear the whisper of the raindrops
Beating soft against the window
And make believe you love me one more time
For the good times
"

E assim o farei... "For the good times"...

;-)